Terra Nova S01E01

SPOILER ALERT

A superprodução da FOX finalmente estréia e eu esperava mais do marketing e da recepção do programa. Diferente de Walking Dead a série não está “bombando” como eu previa… colé gente? Dinossauros! Mas eu tenho que admitir que depois de assistir ao piloto eu agora compreendo o porque dessa recepção mais fria. Não que o episódio seja ruim, pelo contrário ele acerta mais do que erra, mas ele tenta ser Jurrasic Park…  que ele não é. A cena em que primeiro vemos os dinossauros em Jurrasic esta entre as maiores da história do cinema, além do fato que na TV nós tendemos a não dar a devida atenção para esses espetáculos visuais.

O começo do episódio talvez seja o seu maior defeito. Existe toda uma mitologia por trás daquele mundo condenado pela poluição que não foi explorado de forma interessante. Os seres humanos consumiram a Terra de forma tão agressiva que o ar se encontra em um estado avançado de poluição. O ar é tão poluído que se faz necessário o uso constante de máscaras de oxigênio. Jim Shannon é um policial (seria legal poder ter visto ele em um cenário Blade Runner, mas não, isso só nós é mostrado por falas) que é casado com Elizabeth, a lindíssima Shelley Conn, e mora em um pequeno apartamento com seus três filhos, o que é contra a lei de controle de população (que só permite dois filhos por casal). Depois de ser revistado e pego em flagrante, Jim agride os policiais e acaba preso por 2 anos. Depois de uma fuga (que merecia mais tempo também para poder estabilizar o quão bad-ass esse Jim pode ser) , Jim e sua família conseguem burlar o sistema e entrar em Terra-Nova, um brecha na linha do espaço-tempo, aonde o ser humano consegue voltar no tempo para a era dos Dinossauros.

Not Jurrasic Park

Se você não é criacionista, você deve estar se perguntando, de que serve voltar no tempo se nós sabemos que algo MUITO bizarro mata todos nossos amigos dinossauros? Bem, eles meio que respondem isso ao dizer que se trata de uma nova linha no tempo e o que eles fazem aqui não reflete no futuro. Se esse é o caso porque toda a onda de viagem no tempo? Porque não colonizar outro planeta? Resposta? Por que as comparações com Pandora de James Cameron iam matar essa série.

Vamos lá, voltamos no tempo. Uma nova colônia de cientistas, militares e civis tenta uma segunda chance ao não arruinar o nosso planeta. Todos trabalham em algo, Elizabeth, que é doutora renomada, trabalha na ala de enfermagem, os adolescentes passam por orientação e Jim fica encarregado de ser jardineiro. Stepehn Lang (o vilão de Avatar) é o Commander Taylor, homem que é a voz soberana de Terra-Nova e estava no primeiro grupo a passar pelo “portal” e como sempre está completamente bad-ass-motherfucker. Josh, filho mais velho de Jim e Elizabeth, decide virar aquele típico adolescente idiota e parte com mais adolescentes idiotas para além dos muros de segurança. É claro que tudo dá errado.

Ficamos sabendo também que existe um grupo independente que se rebelou contra Terra-Nova/Taylor chamado de sixers, devido ao fato que eles foram todos da sexta equipe que passou pelo portal. Os militares de Terra-Nova agora tem que enfrentar os sixers, dinossauros e salvar um bando de adolescentes idiotas. Quando a ação começa você meio que esquece todos os problemas que a série tinha até então, porque SHIT GETS SERIOUS REALLY FAST. Eu me peguei completamente submerso nas cenas com os Cornataurus e os Slashers.

Essa é uma série produzida por Spielberg que tem potencial pra ser uma boa diversão e também fonte de mistérios a la “Lost”. Mas ela não pode sobreviver somente das cenas de ação. Todo bom filme/seriado de ação é primeiramente sustentado por um enredo intrigaste de alguma forma. Não precisa ser genial, mas não pode ser banal. Aqui está minha esperança que eles cortem logo essa  fase “adolescente chato” de Josh e parta pra coisas mais interessantes como sobrevivência e sociedade “medieval”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: